

Resultados


Este projeto corresponde à real motivação de encontrar ferramentas para trabalhar eficazmente com os grupos-alvo selecionados: adultos com deficiência, refugiados ucranianos, reclusos, adultos com diferentes dependências e mulheres adultas.
Para aplicar esta metodologia, primeiro selecionámos e definimos um total de oito valores/competências/competências, destacando a sua importância. Em segundo lugar, selecionámos um total de 49 histórias que melhor se alinham com os oito valores, capacidades e competências selecionadas. Por fim, precisamos de reescrever as histórias selecionadas para melhorar os valores, as capacidades e as competências que pretendemos atingir. O projeto oferece um modelo para histórias reescritas, mas cada sala de aula é única, e cada educador deve reescrever essas histórias como achar melhor para beneficiar melhor os seus alunos.
O link abaixo levá-lo-á diretamente ao primeiro resultado, que é a metodologia utilizada e a definição dos diferentes valores/competências/competências.
Criamos e-books trabalhando cada valor, que escolhemos, juntamente com histórias selecionadas que ajudam a refletir e a discutir os temas dos valores. Estes valores assentam na promoção da participação democrática, da inclusão, da igualdade de direitos, da igualdade de oportunidades e da participação activa.
A criação destes e-books é importante para implementar e melhorar o método de storytelling na educação e formação de adultos, bem como para a adaptação inovadora e funcional do storytelling nas práticas profissionais já realizadas pelos educadores de adultos. Os e-books apresentam os valores e as histórias selecionadas, que podem ser dirigidas a todos os grupos abrangidos pelo projeto: adultos com deficiência, adultos com deficiência, refugiados ucranianos, reclusos, toxicodependentes e mulheres adultas. Os e-books serão também valiosos para os educadores envolvidos no trabalho com adultos de contextos altamente marginalizados. Ao promover valores como a cidadania ativa, a resiliência, a criatividade, a democracia, a igualdade, a resolução de problemas, a autoconfiança, a inclusão social nos e-books, ajudamos a estimular o diálogo interpessoal e as capacidades cognitivas dos leitores através do envolvimento com as histórias e os valores.
​
A abordagem e a ferramenta da narrativa contribuirão para o desenvolvimento e fortalecimento de competências transversais nos leitores, promovendo a reflexão sobre os próprios percursos e apoiando um processo de empoderamento.
Os links abaixo mostram os resultados da segunda parte da metodologia, a seleção de histórias para cada valor/habilidade/competência.
Como exemplo, oferecemos estas histórias reescritas. Com esta compilação queremos promover os valores que temos vindo a trabalhar neste projecto
Cada educador ou interessado neste material deve reescrever as suas próprias histórias, pois, como foi dito no início, estes são apenas exemplos de histórias reescritas. Muitas histórias diferentes podem ser criadas a partir da mesma história.
Todos os parceiros que fazem parte da equipa Stories4Empowerment esperam que este manual sirva de guia para reescrever as suas próprias histórias. Desejamos-lhe boa sorte!